Histórias do leite em pó que você não sabia!

A HISTÓRIA DO LEITE EM PÓ

A primeira informação sobre o leite em pó é do século 18, quando os habitantes da Sibéria Oriental congelavam o leite e com isso conseguiam obter um pó. E no início do século 19 graças a um médico russo, conseguiu fazer o primeiro leite em pó, que apesar da complexidade do processo ele ainda conseguiu manter quase todos os benefícios do produto original.

PRODUÇÃO DO LEITE EM PÓ

O processo principal na produção do leite em pó é fazer com que toda a água evapore. Na produção é a partir de um leite fresco ele primeiro precisa engrossar, e em seguida ele evapora. Quanto maior for a temperatura durante a evaporação e quanto menor for o produto final mais ele manterá suas vitaminas e nutrientes. As primeiras tentativas dos pesquisadores para obter o leite em pó seco foram as mais eficazes, uma vez que o processo ocorreu em uma temperatura de 70°- 80°, preservando assim a rica composição do leite natural. Mas hoje em dia não costuma ser mais assim, para aumentar a produção e ter mais lucros a temperatura nesse ambiente atinge 180° que proporciona o máximo de segurança e vitaminas, no leite em pó moderno.

COMPOSIÇÃO DO LEITE EM PÓ

Na utilização desse produto podemos ter a certeza de que tem bastante vitaminas e minerais. Na composição do leite reduzido (seco) contém cerca de 36% de proteínas, sais minerais, vitaminas A, B1, B2, B9, B12, D, E e PP e aminoácidos.
Além disso o leite em pó é rico em cálcio, fósforo, potássio, magnésio, sódio, enxofre, cloro e outros componentes úteis.

PODER CALÓRICO

O leite em pó contém cerca de 549,3 cal. e sem gordura cerca de 373 cal. Muitos menos colesterol e outras substancias que podem causar alergias. Deve ser lembrado também que na produção do leite em pó podem ser perdidos alguns nutrientes, devido ao calor elevado com que ele é feito. Mas ainda assim permite que o leite em pó seja um valioso produto alimentar e pode por pelo menos algum tempo substituir o leite natural.

UTILIZAÇÃO DO LEITE EM PÓ

O primeiro benefício confirmado é que ele é feito inteiramente de leite natural. O uso desse leite é muito para pessoas que sofrem de anemia, graças ao grupo de elementos contidos nele, que ajuda a reforçar o tecido ósseo, normaliza o sistema cardiovascular, melhora a visão, evita o envelhecimento da pele. Além disso é bem absorvido pelo organismo. É recomendado ainda para pessoas que sofrem de doenças gastrintestinais e diabetes.

CONDIÇÕES E ARMAZENAMENTO DO LEITE EM PÓ

É recomendado armazenar o leite em pó em algum local seco e escuro a uma temperatura de 0° – 10°. A umidade não deve passar de 85%. O prazo de validade é a partir de 8 meses após a data de fabricação.

A UTILIZAÇÃO E OS TIPOS DE LEITE EM PÓ

No momento a gama de leite em pó é limitada. Existem três tipos de leite em pó: Integral, desnatado e instantâneo. O leite integral é mais comum e usado na forma líquida e é muito usado na produção de comida para bebe. Leite em pó desnatado: É destinado a fabricação de produtos para confeitaria, também é utilizado em salsichas e produtos à base de carne. Esse leite é muitas vezes uma boa opção para a nutrição esportiva, como 20% é composto de proteínas, que é a base da alimentação de atletas fisiculturistas e ajuda a aumentar a massa muscular. Leite instantâneo: É preparado a partir da mistura dos dois tipos de leite citados acima, pode ser adicionado ao chá e ao café.