Receitas

Doce de Tiramisù

Os doces são um capítulo à parte na gastronomia mundial. Sabemos que a base está na França, mas contamos com incríveis doces em diversas partes do mundo como o Tiramisù, o doce italiano mais famoso, e hoje conhecido e apreciado mundialmente.
O principal ingrediente do Tiramisù é o creme de Mascarpone. Trata-se de um queijo Italiano, suave, variando de 60% a 75% de gordura. Possui um sabor delicado, é bastante cremoso, e de cor branca. É da região da Lombardia, ao norte da Itália, área bastante agriculta e leiteira.
Leia também: A história do Tiramisu, o mais famoso “dolce’ italiano
De origem na Toscana, uma região incrível na Itália para os amantes da boa mesa, o Tiramisù é basicamente um pavê com creme de mascarpone, biscoitos de champagne embebidos no café, chocolate e tudo disposto em camadas. Para nós, o tiramissu perfeito é aquele que possui um creme bastante cremoso, um sabor considerável de café, o doce do chocolate, e camadas bem regulares e definidas.

INGREDIENTES :

500g de mascarpone Ecila – 6 gemas – 250g de açúcar – 20 biscoitos de champagne – 250ml de café forte – 50ml de vinho do porto – Cacau em pó – Nibs de cacau

MODO DE PREPARO:

Em um recipiente bata as gemas com o açúcar até “branquear”. Cozinhe esse creme até atingir 84 graus, ou ficar bem liso. Deixe esfriar em temperatura ambiente.

O creme de açúcar e gemas após cozinhar em banho Maria. É importante muita atenção para não cozinhar em excesso.
O banho Maria é o cozimento de algo através do calor do vapor da água. Para isso é preciso adicionar água em uma panela, esperar ferver, e colocar um recipiente por cima sem encostar na água. Dessa maneira tudo que for cozido em banho Maria jamais irá ferver ou passar da temperatura desejada.
– Misture o creme mascarpone Ecila com uma espátula para que ele possa ficar homogêneo e junte ao creme de gemas com açúcar. Reserve.

Misture o café com o vinho do porto e use para molhar os biscoitos.

Escolha uma forma que seja relativamente alta, isso é fundamental para um bom Tiramisù. A receita tradicional indica uma forma quadrada, como um tabuleiro, mas para essa receita optamos pela forma redonda (de fundo falso), por opção de estética.
– Para ajudar a soltar, cubra com papel manteiga. Mergulhe os biscoitos rapidamente no café, e forme uma primeira camada no fundo da forma.

Polvilhe chocolate em pó e os nibs de cacau (crocância). Cubra com uma camada fina do creme de ovos com mascarpone Ecila.

Faça uma outra camada com os biscoitos, o chocolate em pó, os nibs de cacau e o creme.

Finalize o Tiramisù polvilhando bastante chocolate em pó, para que possa cobrir todo o creme. Leve para gelar por no mínimo 12 horas, e sirva em seguida.

Duvidas? Deixe o seu comentário! Preparou a receita? Poste a foto com a hashtag #ecilalaticínos e deixe um recado para nós!

Comments

  • carla cristina 30 de outubro de 2020 at 00:14

    gosto muito das postagem desse blog, sempre quando
    preciso venho aqui procurar alguma ideia pra fazer.

  • carla cristina 31 de outubro de 2020 at 00:48

    excelente blog, sempre estou por aqui fazendo uma visita,
    aqui sempre encontro ideias muito boa.

  • Toninha 15 de novembro de 2020 at 01:30

    parabéns pelo site, ideias muito boas, sempre coloco em
    práticas as dicas daqui.

  • Flaviane 17 de novembro de 2020 at 01:39

    Esta postagem do blog é exatamente o que eu estava
    procurando. Imensa Gratidão pelo seu trabalho, e sempre
    vou compartilha o conteudo.

  • Cassia 17 de novembro de 2020 at 23:18

    gostei de tudo no site, tudo bem explicado.

  • Marta 24 de novembro de 2020 at 03:55

    dicas que realmente ajuda muito

  • maria Ercilia Pereira 2 de julho de 2022 at 23:42

    Ecila será sempre a marca da excelência. Em tudo. Do “carro-chefe doce de leite perfeito” ao mascarpone para as receitas mais saborosas. ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

  • maria Ercilia Pereira 2 de julho de 2022 at 23:44

    Ecila será sempre a marca da excelência. Em tudo. Do “carro-chefe doce de leite perfeito” ao mascarpone para as receitas mais saborosas. ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
    Nunca comentei isso.

Comments are closed.